Nutrição na Pré Concepção, Gravidez e Pós-Parto

< voltar

Marcação Consultas | contactos contactos

Andreia Revez

Curriculum

• Licenciada em Nutrição e Engenharia Alimentar
Pós-Graduação em Nutrição Clínica
Mestranda em Nutrição Clínica (ISCSEM)
Coordenadora e formadora de workshops práticos de
   cozinha saudável
Especialista em Nutrição na gravidez e diversificação
  alimentar no bebé

Autora do Blogue Super alimentação para super Bebés


Consulta de Nutrição Pré-Concepção
A Gravidez deverá ser um dos projectos melhor planeados da nossa vida como humanos. A Alimentação e Nutrição numa fase Pré-Concepção assumem papéis fundamentais e decisivos na preparação, concretização e manutenção de uma Gravidez e um Pós Parto saudáveis.

Uma Alimentação e Nutrição equilibradas de ambos os progenitores poderá ser a chave para a concretização de uma Gravidez, potenciar o futuro desenvolvimento físico e neurológico do Feto, assim como do estado óptimo de saúde da Mãe – Antes, Durante e Depois da Gravidez.


Consulta de Nutrição na Grávida

A Alimentação e a Nutrição assumem-se como um dos principais factores para o Feto e a Mãe atingirem uma Gravidez de sucesso.

As necessidades em nutrientes específicos neste período deverão ser colmatados de forma a que o desenvolvimento físico e neurológico do Feto (visão e capacidades intelectuais) se processem de uma forma óptima. Erros alimentares e nutricionais que não foram diagnosticados antes da concepção deverão ser corrigidos neste período com um plano alimentar individualizado às necessidades de cada Mãe. Este mesmo aporte adequado de nutrientes evitará o empobrecimento do património nutricional da Mãe preparando-a para um Pós-Parto mais saudável e como menos sintomatologia de Depressão pós parto.


Consulta de Alimentação e Nutrição no Pós-Parto (Amamentação e melhoria do estado geral de saúde)

Após o nascimento as necessidades Nutricionais do Bebé ainda dependem da alimentação da recém Mamã.

A densidade nutricional e qualidade do leite materno são fortemente influenciados pela alimentação da Mãe. Assim, a Mãe deverá ter uma alimentação equilibrada de forma a que o leite forneça todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento óptimo do Bebé.

A alimentação equilibrada, como um contínuo das outras fases da gravidez, permite também neste período um estado óptimo de saúde física e mental à Mãe. Assim, nesta fase a recém Mama poderá começar a pensar na melhoria da sua composição corporal, sem afectar a qualidade do seu leite, de forma a se tornar uma Mãe mais activa com mais energia e com a silhueta que tinha antes de engravidar.